A partir deste mês de maio a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná – FUNEAS, passou a administrar quatro novos hospitais da rede própria do Estado Paraná, que são: Hospital Regional de Telêmaco Borba, Hospital Regional de Guarapuava, Hospital Regional de Telêmaco Borba, e o Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho.
Para o pleno funcionamento, as equipes diretivas e gestoras destas unidades recém-chegadas passam agora por uma capacitação operacional, que define os novos processos e fluxos, conforme os praticados pela administração atual dos hospitais da rede FUNEAS, possibilitando a perfeita integração e sinergia entre eles.
De acordo com o diretor-presidente da FUNEAS, Marcello Machado, estes hospitais terão novos perfis assistenciais, pois até o momento estavam atuando no tratamento de pacientes infectados pela a Covid-19, e agora, com a redução do número de casos da doença, por determinação do governador Ratinho Junior e da Secretaria da Saúde, foram destinados ao atendimento geral da população.
“Entendemos que estas capacitações são extremamente necessárias, devido a mudança do perfil das unidades e o ingresso de novos profissionais. Estes hospitais terão uma estrutura diferenciada. Designamos uma equipe que já possui o conhecimento dos processos da FUNEAS para contribuir com a formação de equipes coesas e eficientes”, afirmou Marcello Machado.
Quem está realizando estas capacitações são profissionais experientes de diversas áreas do Hospital Regional do Norte Pioneiro – FUNEAS, junto à Gerência Sênior de Unidades Hospitalares, da sede da FUNEAS, que estão percorrendo os novos hospitais, fazendo as adequações necessárias e implementando as mudanças.
As visitas começaram na última semana do mês de abril, iniciando pelo hospital de Telêmaco Borba e na última terça-feira (03/05), aconteceu em Ivaiporã. Ainda nesta semana estava prevista a chegada da equipe de treinamento à Guarapuava, para concluir esta fase inicial de implementação.
A gerente administrativa do Hospital Regional de Ivaiporã, Daniele Lúcio Silva, está muito satisfeita com a capacitação, pois está recebendo uma prévia das normas e regras de cada processo. “É uma capacitação esclarecedora, pois estamos tendo o entendimento de como os pares trabalham e como cada setor compõe essa engrenagem”, disse Daniele.
Para a diretora de enfermagem do Hospital Regional do Norte Pioneiro – FUNEAS, Luana Cristina de Souza, que está capacitando as novas equipes, este é um momento muito importante de acolhimento, nesta etapa de transição. “É um conhecimento adquirido ao longo de quatro anos que estamos repassando, e dentre os assuntos, estão o dimensionamento das escalas assistenciais e motivações de ato, por exemplo. Precisamos de equipes capacitadas para salvarmos vidas”, enfatizou Luana.
A FUNEAS também já realizou o credenciamento das equipes médicas e multiprofissionais, que estão em processo de habilitação, e na sequência, passam a prestar o atendimento especializado à população, dentro do cronograma da FUNEAS para continuidade dos trabalhos.
Fonte: Ascom – Assessoria de comunicação FUNEAS