O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, órgão gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) e vinculado à Secretaria da Saúde do Estado, está com inscrições abertas para os interessados em assistir à palestra online Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar do Acidente Vascular Cerebral (AVC): o que mudou?, que será ministrada pela enfermeira intensivista Aparecida Chagas.

A palestra tem como público alvo os profissionais de saude dos setores público e privado, será ofertada em duas datas, 17 e 24 de outubro – mês em que se celebra o Dia Mundial do AVC (29).

A palestrante Aparecida Chagas integra a equipe do Núcleo de Educação em Urgências do Samu 192 Ceará, é professora, foi responsável pela estruturação do Serviço de Enfermagem da Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza, além de ser autora e organizadora do livro “Diálogos sobre AVC: compartilhando saberes e práticas”.

Há cinco anos, o Samu adotou um novo protocolo, orientado pelo Ministério da Saúde, para o paciente vítima do AVC, garantindo a padronização da intervenção e da regulação médica dos casos de AVC, bem como do relatório de atendimento específico do agravo. Com base nas literaturas mais atuais, o protocolo estadual inseriu a administração do medicamento trombolítico, orientando desde o início dos sintomas até a infusão da medicação, de até 4 horas e meia.

O Samu 192 Ceará realizou 3.889 atendimentos de casos de AVC em 2021 em todo o Estado e, neste ano, realizou 2.692 atendimentos até setembro. O atendimento de um paciente com problema neurológico agudo deve ser feito o mais rápido e ágil possível. A identificação precoce reduz riscos e sequelas.

Para maiores informações sobre as inscrições acesse o site da Funsaúde!