O advogado e economista Gilberto Barichello teve a sua nomeação confirmada para o cargo de diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição nesta terça-feira, 4 de abril, durante reunião do Conselho de Administração do GHC.
Reconhecido por sua competência técnica, Barichello, ocupava o cargo de diretor-presidente da Fundação de Saúde de Canoas. Ele também foi diretor administrativo e financeiro do GHC de 2003 a 2016, sendo também secretário adjunto de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, de 1999 a 2002. Gilberto também já esteve como vice-presidente da ANFES e atualmente fazia parte do conselho fiscal da Associação.
Formado em economia e direito, Gilberto tem mestrado em Políticas e Gestão em Saúde pela Universidade de Bologna – Itália; e pós-graduação em Administração Hospitalar pelo Instituto de Administração Hospitalar da PUC/RS; em Saúde Pública pela Escola Estadual de Saúde do Estado do RS; e em Gestão de Projetos e Investimento em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ – RJ.
A ANFES deseja a Gilberto Barichello sucesso nesse novo desafio. A Associação estará sempre de portas abertas para ajudá-lo a construir caminhos para uma saúde pública de muito mais qualidade e eficiência no Brasil.
Grupo Hospitalar Conceição
Referência no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é formado pelos hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, além da UPA Moacyr Scliar, de 12 postos de saúde do Serviço de Saúde Comunitária, de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Escola GHC.
Vinculada ao Ministério da Saúde, essa estrutura reconhecida nacionalmente forma a maior rede pública de hospitais do Sul do país, com atendimento 100% SUS. Com uma oferta de 1.391 leitos, é responsável pela internação de 46,1 mil gaúchos por ano.
Com uma equipe de 9.874 profissionais, o GHC é responsável por cerca de 1,1 milhão de consultas e outras 27 mil cirurgias anuais. Em exames, o Grupo contabiliza cerca de 4 milhões por ano. A instituição faz o diagnóstico de mais da metade dos casos esperados de câncer para a população de Porto Alegre.
A instituição também é considerada o berçário dos gaúchos, com cerca de 6,6 mil partos ocorridos por ano no Conceição e no Fêmina.