O Hospital Zona Sul de Londrina (HZSL), que se encontra sob a gestão da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), tem apresentado um grande salto no desempenho de sua produção hospitalar. Durante os primeiros meses de 2023, o HZSL dobrou sua média de cirurgias eletivas e apresentou o maior número de procedimentos mensais realizados desde 1990, quando começou a funcionar.

Os investimentos feitos pelo Governo do Estado do Paraná desde 2019, em conjunto com os esforços da equipe Funeas, que está à frente da administração do Hospital há um ano e meio, permitiram ao HZSL a realização de mais de 400 procedimentos cirúrgicos durante os primeiros meses do corrente ano. Nos últimos anos o hospital vinha realizando cerca de 200 cirurgias mensais.

O Hospital é responsável pelo suporte aos 21 municípios da 17ª Regional de Saúde, e de toda a Macrorregião Norte, que concentra 97 cidades. A meta do HZSL é atingir, já a partir do próximo mês, 600 cirurgias eletivas mensais, para isso está prevista a abertura de mais uma sala cirúrgica, a quarta da unidade. Dentre os procedimentos realizados estão cirurgia geral, pediátrica, fissura labiopalatal, plástica reparadora (orelhas e mamas), otorrinolaringologia, ginecologia, mastologia e vascular.

INTERNAMENTOS

Além do recorde em cirurgias eletivas, o hospital também aumentou o número de internamentos e atendimentos no pronto-socorro. No início do ano, foram registradas 500 internações e 1,8 mil atendimentos. No mês passado, a unidade já registrou aumento, chegando a 770 internações e 2,4 mil atendimentos, respectivamente.

AMBULATORIAL

Outro avanço para o atendimento da Região foi a disponibilidade de atendimento ambulatorial. O ambulatório do HZSL tinha apenas uma sala de atendimento e fazia aproximadamente 200 consultas ao mês. A reorganiação feita pela nova gestão da unidade permitiu a abertura de cinco salas e os atendimentos no ambulatório já passa de 2 mil por mês.

Em abril deste ano o ambulatório do hospital realizou 48 procedimentos, atendendo demanda de pequenas cirurgias, especialmente aquelas que precisam de investigação por biópsia, como cistos sebáceos, lesões de pele, verrugas, pequenos lipomas e lesões de pele para investigação de câncer. Os procedimentos são realizados por dois cirurgiões com especialização em oncologia.

Em maio, a unidade já aumentou a oferta para pelo menos 80 procedimentos. Somente no último sábado (20/05) foram realizados 25 agendamentos, que resultaram em 19 atendimentos, sendo 13 pequenas cirurgias e, destas, nove encaminhamentos para biópsia.

“Foi necessário um envolvimento muito grande de toda a equipe. Fizemos adequações na disposição das salas para possibilitar os cinco consultórios que temos hoje, ofertando uma resposta mais rápida para a população”, afirma o diretor-geral do HZSL, Geraldo Júnior Guilherme.

HOSPITAL

O HZSL atende a média complexidade e participa de quatro linhas de cuidados prioritários da Sesa: saúde mental, saúde do idoso com cuidados paliativos, pós-covid e cirurgias eletivas. O hospital dispõe, ainda, de atendimento para as seguintes especialidades: clínica geral, cardiologia, pneumologia, vascular, psiquiatria, infectologia, nefrologia e pediatria.

A estrutura é formada por 115 leitos, sendo 75 enfermarias (10 exclusivos para atendimento psiquiátrico), 26 leitos cirúrgicos e 14 pediátricos. A unidade também é referência em atendimentos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma.

Informações: Governo do Estado do Paraná | Secretaria de Saúde