O Hospital Regional de Ivaiporã, uma das unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e que se encontra sob a gestão da Funeas, iniciou nesta semana as primeiras cirurgias eletivas para pacientes da região do Vale do Ivaí. Os procedimentos tornaram-se possíveis graças à transformação do perfil assistencial da unidade e dão continuidade ao processo hospitalar que admitiu pacientes para consultas pré-cirúrgicas no último mês.

Apenas na segunda-feira (4), foram realizados 14 procedimentos, contemplando pacientes dos municípios de Ivaiporã, Lidianópolis, São João do Ivaí, Arapuã, Rosário do Ivaí e Santa Maria. A modelagem de gestão pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Funeas), foi implantada em janeiro deste ano.

“Este é um passo importante para reduzir a fila de espera na região. É sempre válido lembrar que, durante a pandemia, as cirurgias eletivas tiveram de ser paralisadas para garantir leitos e ampliar o combate à Covid-19”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Mas agora temos feito um esforço histórico para retornar esse quadro à normalidade, com a implementação do Programa Opera Paraná e com ações como esta”.

O hospital está localizado no município sede da 22ª Regional de Saúde, que abrange 16 municípios e uma população estimada em 144 mil habitantes. A unidade faz atendimentos à população da região nas áreas de clínica médica, e conta com 20 leitos de enfermaria e 10 UTIs geral de média complexidade. Também são feitos atendimentos em cardiologia, ultrassonografia, cirurgia geral, contando ainda com um corpo clínico de infectologista, nefrologista e anestesiologista.

Desde janeiro, o Hospital Regional de Ivaiporã tem efetivado o cumprimento de diversas medidas legais e administrativas, respeitando todas as etapas licitatórias para implementar o processo regular de atuação cirúrgica, habilitando o serviço na região. “São procedimentos que trazem a assistência para perto da residência dos pacientes, com segurança e qualidade, esperados há muito tempo pela região, e já estamos prevendo ampliação”, ressaltou Marcello Machado, diretor-presidente da Funeas.

Informações: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná