A 6ª edição do Simpósio Capixaba de AVC (Acidente Vascular Cerebral), realizado nos dias 25 e 26 de agosto, em Vitória-ES, reforçou a relevância técnico-científica do evento com debates qualificados sobre prevenção, tratamento e políticas públicas referentes a uma das doenças que mais matam no mundo.

Os debates reuniram 26 palestrantes de renome nacional e internacional em 11 mesas-redondas. E o impacto da Unidade de Tratamento de AVC do Hospital Estadual Central (HEC) na redução da taxa de óbitos por AVC no Espírito Santo foi um dos destaques.

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, ressaltou a decisão do governador Renato Casagrande em abrir um serviço de referência em AVC, em 2012. “Essa decisão colocou o Espírito Santo, mais uma vez, na vanguarda das políticas públicas de saúde, trazendo melhoria assistencial e desfechos cada vez mais favoráveis para a população que precisa do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o secretário Miguel Duarte.

Já o diretor de Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação da iNOVA Capixaba, Diego Conte, destacou a grandeza do Simpósio como espaço de debate sobre a doença. “A iNOVA Capixaba realiza o Simpósio desde a quarta edição e fica muito grata por oferecer esse espaço de discussão técnica sobre uma das doenças que mais matam no mundo. Tenho certeza que a cada edição vamos nos surpreender ainda mais com o nível de palestras e debates nas mesas do evento”, disse.

Durante o evento, o neurocirurgião Leandro Assis, coordenador do serviço de neurocirurgia e neurorradiologia terapêutica do HEC, mostrou, com dados do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que a taxa de óbitos por AVC no Espírito Santo registrou queda expressiva a partir de 2012 com a abertura da unidade de AVC do HEC, e essa diminuição pôde ser ainda mais notada a partir de 2020, com a ampliação dos leitos na unidade.

A palestra do neurocirurgião abordou a trombectomia mecânica e o impacto para a saúde desse tipo de tratamento do AVC. O HEC é o único da rede pública estadual que realiza o procedimento no Espírito Santo e um dos cinco em todo o País a ofertá-lo via SUS.

A neurologista Maramélia Alves, presidente da Sociedade Brasileira de AVC (SBAVC), parabenizou a equipe do HEC e os gestores capixabas por apoiar uma unidade referência em neurologia.

“Para nós da SBAVC, essa redução é emocionante. Os números mostram que a equipe médica, assistencial e os gestores do HEC estão engajados em proporcionar o melhor tratamento para essa doença. A gente deseja que esse modelo do HEC, que a Sesa está apoiando, seja replicado em outras cidades do País”, disse.

O neurologista e coordenador da Rede Nacional de Pesquisa em AVC (RNPAVC), Octávio Pontes Neto, destacou que a Unidade de AVC do HEC é uma das maiores da América Latina, também defendeu que o modelo da unidade seja reproduzido no País e corroborou a importância do hospital nos estudos clínicos desenvolvidos na RNPAVC. “O HEC tem sido determinante a conclusão de pesquisas necessárias para a demonstração de eficácia de tratamentos e teste de novos tratamentos para AVC. O modelo que que o Espírito Santo está provendo ao País é um modelo de compromisso com o paciente, com a ciência e com a gestão de qualidade”, pontuou.

O VI Simpósio Capixaba de AVC é uma realização da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba e correalização do Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC).

Informações: Comunicação iNOVA Capixaba