Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, se preparar para assumir a gestão do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria – HEABF, referência no atendimento de urgência e emergência para adultos.

O processo de incorporação do hospital pela fundação está em trâmite operacional contemplando o imóvel, o acervo técnico e documental, bem como o mobiliário e equipamentos, mediante ato do titular da Secretaria da Saúde – Sesa.

Para a condução interna dessa transição, em agosto deste ano, foram nomeados novos diretores hospitalares. A transição é autorizada nos termos do art. 35 da Lei Complementar Estadual nº 924, de 17 de outubro de 2019.

Os alinhamentos internos foram iniciados na última sexta-feira (03), durante uma reunião com os gestores administrativos e assistenciais da unidade. O primeiro momento do encontro foi a participação da nova diretoria no encontro de Huddle, no qual diariamente são discutidas soluções para demandas emergentes da rotina hospitalar.

Após o Huddle, no segundo momento, houve uma reunião para a apresentação do novo quadro de diretores do HEABF, a implementação dos novos conceitos, projetos da iNOVA Capixaba e também comunicar melhorias estruturais propostas para dentro do hospital.

O terceiro momento foi a visita dos novos diretores juntamente com setor de engenharia da iNOVA Capixaba e o Serviço de Infecção Hospitalar do HEABF, visando mudanças no layout do hospital, realocando setores para locais mais adequados para melhor aproveitamento dos espaços.

Nova diretoria

Retornando para o cargo de diretor geral, foi nomeado o Dr. Neio Lúcio Fraga Pereira, já a direção administrativa ficará a cargo do especialista em gestão empresarial Paulo Roberto Jussim de Souza Júnior, oriundo do mercado financeiro. A responsável técnica será a Dra.Tatiana Stefenoni Kruger Perin, médica pós graduada em medicina intensiva e em gestão de emergência em saúde pública.

“A vinda do Dr. Neio, retornando ao Hospital Antônio Bezerra de Faria, se dá no momento em que se faz necessário acelerar a transição do hospital, da Sesa para a Fundação, de forma coordenada e estável dando encaminhamento às tratativas operacionais e burocráticas”, informou o diretor geral da Fundação iNOVA Capixaba, Rafael Amorim Ricardo.

Segundo o novo diretor geral do hospital, a sua gestão atuará para haver maior conexão entre o hospital e a fundação, além de investir na modernização do atendimento. “Estamos articulando a aquisição de um tomógrafo para o hospital, que irá atender a população com mais qualidade reduzindo as necessidades de transferências, pois somos um hospital de traumas com uma alta demanda pela procura desse serviço. Além disso, vamos melhorar a infraestrutura física, de equipamentos, Tecnologia da Informação (TI), e implantar métodos de gestão modernos buscando a eficiência na atenção aos usuários”, justificou Dr. Neio.

De acordo com o novo diretor administrativo do Hospital Antônio Bezerra de Faria, Paulo Jussim, o foco do seu trabalho será na gestão de pessoas. “Minha principal missão aqui é valorizar as pessoas, desenvolvê-las, fazer um trabalho de gestão moderno, com os conceitos mais atuais, organizando fluxos e processos, focado na qualidade das condições de trabalho dos colaboradores, desenvolvendo o clima organizacional harmônico, positivo e, consequentemente, resultando no melhor atendimento possível aos usuários dos nossos serviços de saúde”, declarou.

Sobre a iNOVA Capixaba

A Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba) atua para assegurar a prevalência do interesse da população na garantia de seu direito à saúde de qualidade e prestação de serviços.

Criada em 17 de outubro de 2019, pela Lei Complementar N° 924 e tendo seu Estatuto Social aprovado pelo Decreto Nº 4.585-R/2020, a iNOVA Capixaba é uma fundação pública de direito privado, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial e com quadro pessoal próprio.

Arrojada e inovadora, a iNOVA Capixaba desenvolve um modelo focado na prestação de serviços que sejam ágeis e resolutivos, solucionando problemas estruturais da saúde pública no Espírito Santo.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa:

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br