O presidente da ANFES, Alisson Sousa, esteve no Piauí, nos dias 09, 10 e 11 deste mês, para uma agenda com os Secretários de Estado para tratar de modelo assistencial na saúde e a experiência da Bahia, com o Programa Primeiro Emprego (PPE), sob gestão da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS).
n
Durante a visita a capital Teresina, o presidente foi recebido pelo Secretario de Saúde Florentino Alves Vera, Secretário de Governo Osmar Junior, Secretário de Administração Ricardo Pontes e pelo Secretário Estadual de Educação (SEC), Ellen Gera, conheceu a estrutura gerencial da Secretaria da Saúde do Estado do Piauí – SESAPI, e a Maternidade Dona Evangelina Rosa.
n
A rede estadual de saúde é composta por 35 unidades hospitalares, seis delas são administradas pela Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISER), fundação pública de direito privado, criada em 2018 pelo Governo do Piauí.
n
Nas reuniões, o presidente da ANFES defendeu o modelo gestão das Fundações Estatais de Saúde como mais resolutivo mais eficiente e de qualidade para a gestão de unidades dinâmicas como é o caso dos hospitais. “Com esse modelo podemos garantir eficiência na gestão de serviços de saúde, como qualidade e economicidade”. Como forma de exemplificar a questão, Sousa trouxe os resultados da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba. “A FEAES em 2013 estava com mil trabalhadores, em 2015 passou para mil e oitocentos, e a folha liquida reduziu em cem mil reais, isso foi possível por conta do trabalho via CLT”, destacou o presidente.
n
No encontro com o Secretário Estadual de Educação (SEC), Ellen Gera, foi apresentada a estrutura do PPE, iniciativa pioneira no país para geração de emprego para trabalhadores de nível técnico que concluíram o curso em escolas técnicas estaduais, que está sob gestão da Fundação Estatal Saúde da Família, também estava presente nesta reunião, juntamente com o presidente da ANFES, o Coordenador do Programa Primeiro Emprego do Estado da Bahia, Almerico Lima.
n
Também estiveram presentes nessa agenda o Diretor Geral da Fundação Estatal Saúde da Família (BA), Carlos Alberto Trindade e a Procuradora Jurídica Leila Coutinho.
n
n