A bagagem teórica e empírica da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde pode vir a balizar a criação da primeira fundação, no modelo proposto e apoiado pela entidade, no Norte brasileiro, mais especificamente em Vilhena, cidade situada em Rondônia. Um encontro foi promovido, nos últimos dias, na cidade, com a participação de diversos atores, para debater o tema.

n

O município, quarto maior do estado, trabalha com a possibilidade de criação de uma fundação para a gestão dos serviços de saúde e um dos principais incentivadores da ideia é o secretário municipal da Saúde de Vilhena, Vivaldo Carneiro Gomes, que esteve presente no II Seminário Nacional das Fundações Estatais (Senafes), promovido pela Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde (Anfes), em fevereiro deste ano, na capital Mato Grosso do Sul, Campo Grande, e, na ocasião, mostrou grande interesse pelo modelo. O município vive um momento ímpar, no que tange à área da Saúde, pois, recentemente, deu início à inserção de residentes médicos no cotidiano das unidades de Saúde da Família.

n

Está prevista uma série de reuniões que deverão definir o escopo desta nova fundação, que poderá ser municipal ou intermunicipal.

n

Reunião | Estiveram presentes, além do secretário Vivaldo Gomes, a assessora técnica da secretaria, Adriana Carvalho; o presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde de Rondônia, Afonso Emerick Dutra; o consultor da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Silesio Rodrigues; o diretor de Gestão de Serviços da Fundação Estatal Saúde da Família, Estevão Toffoli; o apoiador estadual para Articulação de Redes de Atenção à Saúde para o Estado de Rondônia do Ministério da Saúde, Ubirajara Mota; além do secretario executivo da Anfes, Alisson Sousa.

n

 

n

 

n

 

n

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>