Em meio a pandemia do novo coronavírus, atendimento médico por meio do aplicativo Monitora Covid-19 amplia assistência aos sergipanos em caso de suspeita da doença.

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O aplicativo Monitora Covid-19 é ofertado pela Fundação Estatal Saúde da Família – FESF-tech, com o apoio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação -Secti, e Saúde – Sesab, do Estado da Bahia, e chamou a atenção do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, que celebrou Convênio de Cooperação Técnica com a FESF-tech para disponibilização do aplicativo para todos os estados nordestinos interessados. Em Sergipe, a utilização e monitoramento do aplicativo é fruto de dois convênios entre a FESF-SUS e a Fundação Estadual de Saúde – Funesa. Um deles firmado com o Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco – CONIVALES, e o outro com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS de Sergipe.

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O Monitora Covid-19 oferta atendimento e orientação médica à distância, por meio de uma equipe de médicos(as) e enfermeiros(as), exercendo uma ação estratégica de cuidado e assistência, e é promovido no Estado de Sergipe pela Secretaria de Estado da Saúde – SES, sendo operacionalizado pela Funesa, através do Telessaúde Sergipe, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe – UFS. 

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Com atendimento ofertado sete dias na semana, o serviço atua na avaliação de sintomas e risco da pessoa com Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, para monitorar a evolução do estado de saúde do usuário e, quando necessário, encaminhá-lo a uma unidade de saúde de referência. A atividade também permite a integração dos dados para geração de análises de cuidado em saúde, através de sala de situação, e articulação entre a Atenção Primária à Saúde – APS, e outros níveis de atenção à saúde, contribuindo para a vigilância e o cuidado integral desse paciente.

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Ao verificar os sintomas assinalados pelo usuário através do aplicativo, é possível classificar a gravidade do estado de saúde e sinalizar pacientes de risco para a Covid-19. Feita essa análise, os profissionais entram em contato com o usuário para avaliar informações e fazer orientações. Para a diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão, trabalhar com o Monitora Covid-19 é garantir uma retaguarda clínica aos usuários com sintomatologia suspeita, através do atendimento qualificado feito por uma equipe técnica, “proporcionando atenção, cuidado e apoio nesse momento difícil, pelo qual a população tem passado, e fazendo o redirecionamento às unidades de saúde quando necessário, mas também a contextualização de um cenário epidemiológico, no tocante a esses casos assintomáticos”, diz.

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Estratégias de enfrentamento

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Além de viabilizar o atendimento e monitoramento à distância, o Monitora Covid-19 atua com estratégias, como usar dados de sintomas com mapas de calor para, na insuficiência de testes, e combinar essas informações para diagnóstico e intervenção territorial. Com a sala de situação, esses dados são integrados para gerar análises. Quanto aos mapas de calor, é possível ver em quais os territórios estão os casos sintomáticos, para auxiliar na atuação da Vigilância. Dessa forma, realiza-se análise comparativa dos principais indicadores, utilizando os recursos já existentes na aplicação e os dados já disponíveis.

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A estratégia da integração dos sistemas de dados da Atenção Primária com o Monitora Covid-19 subsidia o uso em outros níveis de Atenção. O sistema permite acesso ao Registro Eletrônico de Saúde – RES, para relacionar os dados da APS com o do aplicativo, além de ser consultado em qualquer ponto da rede que o estado desejar. O profissional da equipe de Saúde da Família do município poderá identificar se na respectiva área há pessoas com sintomas e como a equipe pode atuar integrada no território, com a Vigilância local.

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O Boletim Monitora Covid-19 é disponibilizado diariamente. Para acompanhar acesse todoscontraocorona.net.br .

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Informações FUNESA / FESF-SUS

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