Profissionais da Fundação Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro participaram na última quinta-feira, 17/03, de Oficina em Comemoração ao Dia do Ouvidor. O encontro que aconteceu no auditório do Centro de Diagnóstico por Imagem, teve como objetivo discutir novas técnicas de ação e trocar experiências bem-sucedidas, aliando a atuação dos setores no atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As palestras abordaram os desafios comuns ao dia a dia dos ouvidores da área de Saúde.

Durante a saudação de boas-vindas, a ouvidora geral do Estado, Roberta Titonel, ressaltou a importância do trabalho das Ouvidorias junto ao cidadão. “A realização do evento foi extremamente importante para integrar as equipes das unidades e atualizá-los sobre as melhores práticas de acolhimento às manifestações e legislação vigente”, disse Roberta.

Com mediação da ouvidora assistente, Alessandra Albernaz, a primeira parte do encontro reuniu também a equipe de Ouvidoria do Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem, que apresentou um perfil do atendimento do órgão; e a equipe da Ouvidoria Geral e Transparência da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que abordou o tema “Ouvidorias do SUS e Qualidade no Atendimento”. “A relevância da oficina para aproximação das equipes, buscando sistematizar a prática das unidades de forma uniforme, com a troca de experiência e conhecimento da realidade de toda a rede da FS, para que seja alcançado um atendimento com qualidade e eficaz aos usuários do serviço”, afirmou Alessandra.

A segunda parte do encontro contou com o assessor da diretoria de planejamento e gestão da Fundação Saúde e presidente da Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde – ANFES, João Henrique Marques, que enfatizou o modelo de gestão de fundações estatais, em especial a experiência da FS. “Foi extremamente gratificante participar, pois o papel do ouvidor é muito importante, bem como as suas ações em prol do cidadão. Eventos como esse agregam e fortalecem ainda mais essa característica, assim como a possibilidade de trocar informações entre as unidades. Participar como palestrante me oportunizou o compartilhamento de informações que, acredito, poderão auxiliar no entendimento do modelo de Fundações Estatais de Saúde, além de promover a imagem institucional da Fundação Saúde junto aos seus colaboradores”, comentou João.

Psicoterapeuta, escritora, mestranda em saúde coletiva, membro da Diretoria de Planejamento e Gestão de Metas e do Núcleo Central de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa da FSERJ, Lucila Catanante, proferiu a palestra “Cuidando de quem cuida”, temática voltada à elaboração de sentimentos dos ouvidores, quanto à importância da sua escuta qualificada. “É essencial o cuidado com as próprias emoções em um ambiente altamente emocional, visando minimizar conflitos e gerenciar melhor as emoções no ambiente do trabalho e na vida pessoal”, ressaltou.

Informações: Comunicação Fundação Saúde